RP's em início de carreira ... os desafios, as frustrações, as vitórias ...

quinta-feira, abril 29

Revista Visão com nova imagem!

A Revista Visão surgiu hoje com uma nova imagem! As alterações passam essencialmente pelo logotipo, grafismo e por algumas acções de marketing. O objectivo é "dar um ar de actualidade e dinamismo à Visão" afirmou Ricardo Sécio, director de marketing da Edimpresa, sub-holding da Impresa para a área das revistas ao Diário Económico.

Em relação às acções de marketing, estas serão reforçadas: os produtos associados à compra da Visão sofrerão uma mudança tendo começado hoje com o Atlas da Nova Europa a 25 membros, de 120 páginas. Nas semanas seguintes, a revista terá uma edição especial sobre o Rock in Rio, que sairá a 6 de Maio e cujas receitas reverterão a favor de crianças desfavorecidas, numa acção em conjunto com a SIC Esperança. Seguir-se-ão com o Guia de Praias, durante nove semanas, uma edição de Banda Desenhada alusiva ao Euro 2004; um DVD e CDRom elaborado em conjunto com a Fundação Mário Soares sobre o aniversário da independência de Timor e a colecção de 12 DVD’s do documentário da BBC “Os dias que marcaram o mundo”.

A VISÃO foi lançada a 25 de Março de 1993, sendo considerada a maior revista semanal portuguesa de informação. A publicação surgiu no seguimento da ligação da empresa suíça Edipresse à Projornal, sociedade de jornalistas portugueses que editou, até 1992, o semanário O Jornal .
A Visão é uma revista semanal que encontra nas bancas à quinta-feira, de informação geral que pretende cobrir os mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, em todos as áreas de interesse.

Central de Atendimento 0800 do Senado Federal

Nos dias 17 e 18 de abril, decorreu na cidade de Florianópolis o II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, um evento sobre a história do ensino de jornalismo e profissões mediáticas no Brasil.
Eu participei no grupo de trabalho da História das Relações Públicas e gostei especialmente da apresentação da Márcia Yukiko Matsuuchi. A profissional de relações públicas trabalha no Senado Federal e apresentou um Estudo de Caso da Central de Atendimento 0800 do Senado, uma história de conquistas para o cidadão.
O trabalho relata a implantação e história da Central de Atendimento ao Cidadão do Senado Federal, Serviço 0800. O texto recupera os principais factos que marcaram iniciativas de comunicação de carácter institucional no âmbito dessa Organização. A descrição histórica do Serviço 0800 tem como fio condutor a implantação do Sector de Relações Públicas do Senado Federal, de modo a contextualizar a sua relação com o desenvolvimento da profissão na Comunicação Pública brasileira.
Se alguém estiver interessado em mais informações, ou quer solicitar o material referente ao trabalho desenvolvido pela relações-públicas Márcia Yukiko Matsuuchi no Senado Federal, pode aceder ao site - www.senado.gov.br, ou escrever para o e-mail: visite@senado.gov.br.
A Márcia Matsuuchi deixou-me o seu cartão e uma cópia com o resumo do trabalho. Portanto, se tiverem urgência nesses dados podem pedir-me, eu tentarei entrar em contato com ela.

Já agora, no evento referido, estiveram presentes dois palestrantes portugueses: Luis Humberto Marcos, do Museu da Imprensa e o professor catedrático de Jornalismo da Universidade Nova, Nelson Traquina.
Como é bom ouvir falar português de Portugal!

quarta-feira, abril 28

Afinal o que são Relações Públicas?!

Segundo a monografia (trabalho) de conclusão de curso de Leonardo Lessa de Farias Ferreira, os profissionais de Relações Públicas não são reconhecidos pelas suas competências e muitas vezes, por esse motivo, desistem da profissão. Quantas vezes nos deparamos com uma pessoa auto-intitulando-se de RP quando na verdade nem sabe o que isso é?! Temos de combater esta injustiça!

Até mesmo para explicar aos meus familiares é complicado: "Mas afinal o que é que tu fazes? O que é RP?" Eu conto até três e respondo. Infelizmente continuam sem perceber, por isso pensei: "E que tal lançar essa pergunta no Em Linha?!" As definições são inúmeras, livros sobre o tema nem tem conta.

Afinal o que são Relações Públicas?

Aqui fica uma das possíveis definições: " Esta actividade de alta direcção está orientada para conseguir a credibilidade e confiança dos públicos, mediante negociações pessoais, utilizando, em tempo oportuno, diversas técnicas de difusão e divulgação, visando as pessoas e as organizações para potenciar as suas atitudes e acções." in O Livro de Ouro das RP de José Daniel e Mario Cabrero

Sete Pecados Mortais da Comunicação Corporativa

O meu professor da pós-graduação, João Carissimi, enviou-me um e-mail que achei interessante.
Vale a pena reflectir sobre o assunto:

O americano Jamie Walters, editor do site Ivy Sea Online, listou o que considera os sete pecados mortais da comunicação corporativa. São eles:
·Procurar alguém só quando for necessário.
·Não responder a telefonemas ou e-mails.
·Não dar sequência aos contatos.
·Economizar o uso das palavras mágicas: "por favor" e "obrigado".
·Ser incapaz de ouvir.
·Não dizer a verdade com receio de ofender.
·Ser o arauto do negativismo crônico.

Fonte: Revista Exame - Ed. 816, 28.04

sexta-feira, abril 23

Alô Portugal!

Chamo-me Odília Lourenço, tenho 23 anos e sou portuguesa. É desta forma que sempre começo a minha apresentação no Brasil, onde ser lusa ainda é um diferencial. Apesar dos meus cabelos loiros (pintados) e da pele bronzeada, da cor do pecado (como diria o Carlos, um amigo espanhol) o meu sotaque atraiçoa-me, cada vez que abro a boca. Às vezes, pensam que sou argentina, o que no sul do Brasil não é fácil, pois existe uma antipatia forte pelos conterrâneos de Maradona, outras vezes acertam à primeira – “A menina é portuguesa!? Que legal, meu avô também era português. Adorava conhecer Portugal!”.

Mas como diz o ditado - “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” - com quase dois anos no Brasil é inevitável não assimilar as gírias e o jeitinho dos brasileiros falarem. Só me falta aprender a surfar, porque de resto já sei sambar, fazer caipirinha, falar no celular e até “já fiquei”, (mãe, juro que foi só uma vez!). No Brasil, o verbo ficar é muito mais do que permanecer em determinada disposição de espírito ou situação, segundo o dicionário brasileiro, ficar significa também: namorar, paquerar, pegar, ou seja, dar uns beijinhos sem compromisso!!!

Falemos agora de coisas mais sérias: sou formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Minho (UM). Em Junho de 2002, vim para o Brasil através de um intercâmbio entre a UM a Universidade do Vale de Itajaí – Univali (www.univali.br). Terminei o último semestre da licenciatura na Univali e cheguei à conclusão que seis meses no Brasil era um tempo muito curto. Então, fiz contacto com uma agência brasileira de relações públicas, a Sine Qua Non (www.sqn.com.br), e consegui vaga para realizar o meu estágio curricular. Actualmente, trabalho na Sine Qua Non e faço uma pós-graduação em Gestão em Comunicação Empresarial. Vivo na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina.

O blog “Em Linha” aparece por estímulo da Elisabete, uma amiga já de longa data. Ela mexeu os pauzinhos e pôs-me em linha com a Sandra. Em comum, temos o gosto e espero que vocação pela área da comunicação, especialmente pelas relações públicas. O objectivo é trazer novidades, referências e diversas experiências vivenciadas pelas duas, cada uma num ambiente e país diferente.

Os meus votos são de que este projecto ganhe, com o tempo, qualidade e interatividade. A minha meta é manter o compromisso de escrever regularmente informações que sejam úteis para os leitores, pois “qualquer conhecimento que não mude a qualidade de vida é estéril”.(John Powell)

Então, "mãos à obra!".

quarta-feira, abril 21

Como tudo começou?!

O constante incentivo por parte da amiga Elisabete Barbosa (sim, a do livro!) para fazer um blog e a curiosidade que me despertou tal ferramenta de comunicação, fez nascer o "Em Linha”. Foi aqui que tudo começou! A vontade estava lá, faltava “deitar mãos à obra”. Durante vários dias eu, a Odília e a Elisabete tentamos encontrar o nome que mais se adequava ao blog. O Em Linha apareceu da tradução de on-line. Através da Internet eu e a Odília vamos mantendo contacto, visto que nos encontramos separadas pelo Oceano Atlântico. Sim! Eu estou em Portugal e a Odília no Brasil. Imaginem só! Um blog dedicado à Comunicação, cheio de novidades, vindas de Portugal e do Brasil.

Agora a minha apresentação. Já cá faltava! Chamo-me Sandra, tenho 22 anos e sou finalista do curso de Comunicação Social da Universidade do Minho. Neste momento encontro-me a realizar o estágio curricular na Lookware, uma agência de comunicação em Braga na área de Relações Públicas.

Espero que gostem do nosso blog! :)