RP's em início de carreira ... os desafios, as frustrações, as vitórias ...

sexta-feira, abril 23

Alô Portugal!

Chamo-me Odília Lourenço, tenho 23 anos e sou portuguesa. É desta forma que sempre começo a minha apresentação no Brasil, onde ser lusa ainda é um diferencial. Apesar dos meus cabelos loiros (pintados) e da pele bronzeada, da cor do pecado (como diria o Carlos, um amigo espanhol) o meu sotaque atraiçoa-me, cada vez que abro a boca. Às vezes, pensam que sou argentina, o que no sul do Brasil não é fácil, pois existe uma antipatia forte pelos conterrâneos de Maradona, outras vezes acertam à primeira – “A menina é portuguesa!? Que legal, meu avô também era português. Adorava conhecer Portugal!”.

Mas como diz o ditado - “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” - com quase dois anos no Brasil é inevitável não assimilar as gírias e o jeitinho dos brasileiros falarem. Só me falta aprender a surfar, porque de resto já sei sambar, fazer caipirinha, falar no celular e até “já fiquei”, (mãe, juro que foi só uma vez!). No Brasil, o verbo ficar é muito mais do que permanecer em determinada disposição de espírito ou situação, segundo o dicionário brasileiro, ficar significa também: namorar, paquerar, pegar, ou seja, dar uns beijinhos sem compromisso!!!

Falemos agora de coisas mais sérias: sou formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Minho (UM). Em Junho de 2002, vim para o Brasil através de um intercâmbio entre a UM a Universidade do Vale de Itajaí – Univali (www.univali.br). Terminei o último semestre da licenciatura na Univali e cheguei à conclusão que seis meses no Brasil era um tempo muito curto. Então, fiz contacto com uma agência brasileira de relações públicas, a Sine Qua Non (www.sqn.com.br), e consegui vaga para realizar o meu estágio curricular. Actualmente, trabalho na Sine Qua Non e faço uma pós-graduação em Gestão em Comunicação Empresarial. Vivo na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina.

O blog “Em Linha” aparece por estímulo da Elisabete, uma amiga já de longa data. Ela mexeu os pauzinhos e pôs-me em linha com a Sandra. Em comum, temos o gosto e espero que vocação pela área da comunicação, especialmente pelas relações públicas. O objectivo é trazer novidades, referências e diversas experiências vivenciadas pelas duas, cada uma num ambiente e país diferente.

Os meus votos são de que este projecto ganhe, com o tempo, qualidade e interatividade. A minha meta é manter o compromisso de escrever regularmente informações que sejam úteis para os leitores, pois “qualquer conhecimento que não mude a qualidade de vida é estéril”.(John Powell)

Então, "mãos à obra!".

1 Comments:

Blogger Armando Ziller said...

espero que você tenha sucesso com seu blog. cheguei até ele porque esatava procurando maiores informações sobre o programa que a SIC Internacional lançará dia 05 de maio. Alô Portugal.
eu sou o representante da Sic Internacional no Brasil. prazer, Armando ziller. armando.ziller@tvsic.com.br

2:17 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home