RP's em início de carreira ... os desafios, as frustrações, as vitórias ...

quarta-feira, abril 28

Afinal o que são Relações Públicas?!

Segundo a monografia (trabalho) de conclusão de curso de Leonardo Lessa de Farias Ferreira, os profissionais de Relações Públicas não são reconhecidos pelas suas competências e muitas vezes, por esse motivo, desistem da profissão. Quantas vezes nos deparamos com uma pessoa auto-intitulando-se de RP quando na verdade nem sabe o que isso é?! Temos de combater esta injustiça!

Até mesmo para explicar aos meus familiares é complicado: "Mas afinal o que é que tu fazes? O que é RP?" Eu conto até três e respondo. Infelizmente continuam sem perceber, por isso pensei: "E que tal lançar essa pergunta no Em Linha?!" As definições são inúmeras, livros sobre o tema nem tem conta.

Afinal o que são Relações Públicas?

Aqui fica uma das possíveis definições: " Esta actividade de alta direcção está orientada para conseguir a credibilidade e confiança dos públicos, mediante negociações pessoais, utilizando, em tempo oportuno, diversas técnicas de difusão e divulgação, visando as pessoas e as organizações para potenciar as suas atitudes e acções." in O Livro de Ouro das RP de José Daniel e Mario Cabrero