RP's em início de carreira ... os desafios, as frustrações, as vitórias ...

quinta-feira, maio 19

Capital Humano

Quando pensamos em empresas, entre as várias palavras que nos vêm à mente encontramos lucro, eficácia, eficiência, desenvolvimento, inovação, liderança, gestão, etc. Pensamos nós que, numa empresa, todos os recursos são aproveitados até ao seu último átomo. O que na realidade encontramos é um inexplicável subaproveitamento de capital humano, capital intrínseco de valor incalculável para a organização. Num artigo do Diário Económico, o presidente da APG (Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos) Jorge Marques, declara que "Devemos transformar todas as pessoas num talento" considerando que os seus associados são, de facto, "Gestores de inteligência e conhecimento".
Numa altura em que ter um curso superior não é factor de diferenciação, procuram-se valores que só as "pessoas" possuem. São esses valores que permitem a "inovação", o "fazer diferente". Mais valias para a organização. Verdade seja dita, o ambiente de trabalho encontra-se, muitas vezes, desprovido de confiança e motivação, elementos essenciais para o desenvolvimento do trabalho individual em trabalho de equipa.
Outra questão que deve ser abordada é o da chefia. Ser chefe não é ser líder. Ser superior não é saber mandar, é saber delegar confiança na correcta execução de tarefas por parte de um colaborador. Sim, colaborador e não subordinado. Conheço um caso desses pessoalmente. Um superior que escolheu a equipa com quem ia trabalhar. Soube transmitir confiança e motivação suficiente para que as tarefas delegadas fossem correctamente executadas sem que fosse pedida a sua intervenção. Foi líder. O mais curioso é que este líder executou tão bem a sua função que chegou mesmo a sentir-se inútil, pois o trabalho decorria entre os colaboradores sem que tivesse de "mandar" a qualquer nível. Existe mesmo esta teoria da "capacidade de ser inútil", ridícula a meu ver. De facto, este superior cumpriu uma função primordial numa organização: reuniu um grupo de trabalho, delegou funções, criou um ambiente de trabalho motivador, soube explorar o melhor de cada colaborador. Um exemplo para muitos autodenominados chefes.