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domingo, dezembro 4

Planos de contigência

Embora seja desconhecida a mutação do vírus da Gripe das Aves que permita a sua propagação entre humanos, existe um medo crescente que tal aconteça. Assim, nos E.U.A., marcas como a KFC - Kentucky Fried Chicken preparam comunicações de crise, "planos de educação para os consumidores assegurando-os de que é seguro comer carne de aves".
Até agora não existem indicadores acerca da preocupação dos consumidores relativamente a esta situação mas reconhece-se que o público Norte-Americano não é, normalmente, inclinado para o pânico. Acredita-se que a informação sobre a segurança relativa ao consumo de carne de aves se encontra disseminada. Estes planos estão a ser preparados para uma eventualidade, aliás como qualquer plano de comunicação de crise. Mas este têm que ser preparado e posto em prática com muito tacto. Um outro factor a ter em atenção, é a sua implementação. A publicidade deve ser evitada pois não é credível, é associada ao engano só para vender. Se publicitarmos que algo é seguro para consumo, é natural que as pessoas se questionem o porquê de dizerem tal coisa e passarem, de facto, a desconfiarem desse produto. O melhor caminho seria a utilização de acções de Relações Públicas que ajudem a criar (lentamente) e, neste caso, manter, a confiança dos consumidores nas marcas que utilizam carne de aves (KFC, MacDonalds, etc...). A publicidade é entendida pelo consumidor como uma imposição. A publicidade mantém uma marca mas não a constrói. A publicidade não consegue actuar em situações de crise. Somente as Relações Públicas pró-activas, prevendo uma eventual situação e planeando possíveis actuações, o pode fazer. Manter a credibilidade é essencial.

Fonte: AdAge.com