RP's em início de carreira ... os desafios, as frustrações, as vitórias ...

quinta-feira, dezembro 29

Outdoor Original!!

A Mitsubishi criou um ‘outdoor’ original para comunicar o seu patrocínio ao Lisboa-Dakar. A marca concebeu um ‘outdoor’ vivo onde um figurante dá as boas-vindas aos condutores que entram em Lisboa pela segunda circular.
“O objectivo foi tentar arranjar uma ideia para comunicar a presença da Mitsubishi no Dakar, que fosse mais longe do que um simples cartaz e que trouxesse um grande retorno”, explica Guilherme Costa, director de marketing da Mitsubishi.
A acção está no ar até sábado, dia em que arranca o Lisboa-Dakar, e é visível nas horas de maior trânsito.

segunda-feira, dezembro 5

Ver o passado para olhar o futuro

Abriu na passada quinta-feira, em Londres, o Museu das Marcas, Embalagens e Publicidade. Vai ser possível passear por entre cerca de 10 mil comunicações de marcas de todo o mundo! Temos que ver o passado para podermos olhar o futuro...

domingo, dezembro 4

Planos de contigência

Embora seja desconhecida a mutação do vírus da Gripe das Aves que permita a sua propagação entre humanos, existe um medo crescente que tal aconteça. Assim, nos E.U.A., marcas como a KFC - Kentucky Fried Chicken preparam comunicações de crise, "planos de educação para os consumidores assegurando-os de que é seguro comer carne de aves".
Até agora não existem indicadores acerca da preocupação dos consumidores relativamente a esta situação mas reconhece-se que o público Norte-Americano não é, normalmente, inclinado para o pânico. Acredita-se que a informação sobre a segurança relativa ao consumo de carne de aves se encontra disseminada. Estes planos estão a ser preparados para uma eventualidade, aliás como qualquer plano de comunicação de crise. Mas este têm que ser preparado e posto em prática com muito tacto. Um outro factor a ter em atenção, é a sua implementação. A publicidade deve ser evitada pois não é credível, é associada ao engano só para vender. Se publicitarmos que algo é seguro para consumo, é natural que as pessoas se questionem o porquê de dizerem tal coisa e passarem, de facto, a desconfiarem desse produto. O melhor caminho seria a utilização de acções de Relações Públicas que ajudem a criar (lentamente) e, neste caso, manter, a confiança dos consumidores nas marcas que utilizam carne de aves (KFC, MacDonalds, etc...). A publicidade é entendida pelo consumidor como uma imposição. A publicidade mantém uma marca mas não a constrói. A publicidade não consegue actuar em situações de crise. Somente as Relações Públicas pró-activas, prevendo uma eventual situação e planeando possíveis actuações, o pode fazer. Manter a credibilidade é essencial.

Fonte: AdAge.com